10 - Santa Ceia

No começo aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas.

(Evangelho de João 1.1-4)

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim."

 

(Jesus Cristo em João 14.6)

Palavra e vida.

Palavra é Vida.

10 : O sacramento da Santa Ceia

 

A Santa Ceia foi instituída pelo próprio Senhor Jesus na noite em que foi traído (Mt 26.26-30; Lc 22.19-20; 1 Co 11.23-25). Outros nomes para a Santa Ceia são: Santa Comunhão, Sacramento do Altar, Partir do Pão, Eucaristia.

Jesus está presente no pão e no vinho. Quando ele instituiu a Sta Ceia, suas palavras foram claras e precisas: quando nós comemos o pão, recebemos verdadeiramente o seu corpo; quando tomamos o vinho, recebemos o seu sangue. É a presença real do corpo e do sangue de Cristo no Sacramento.

Para que haja a verdadeira Ceia do Senhor são necessários os dois elementos externos (pão e vinho), as palavras de Jesus (“isto é o meu corpo”, “isto é o meu sangue”, “dado e derramado em favor de vós para remissão dos pecados”) e o comer e o beber do pão e do vinho. Neste ato, recebemos de maneira sobrenatural o corpo e o sangue de Cristo.

A Santa Ceia é um dos meios da graça que o Espírito Santo usa na sua obra de santificação do crente. O propósito desta Ceia é nos dar maior certeza do perdão dos nossos pecados que recebemos pela fé em Cristo. Através dela somos fortalecidos para podermos viver uma vida dedicada a Deus e ao nosso próximo. Da mesma forma, somos fortalecidos para vivermos uma vida de comunhão com Deus e com os nossos irmãos na fé. Além disso, estamos testemunhando publicamente que cremos na morte e ressurreição de Cristo e nas bênçãos que dela recebemos (Lc 22.19,20; Mt 26.27,28; 1 Co 10.17).

Por natureza, ninguém é digno da Sta Ceia, exceto aquele que tem fé no Senhor Jesus. A dignidade exigida é um presente (dom) que Deus concede por meio da fé. Aqueles que não têm fé, que não confiam em Cristo, que não acreditam na presença real do corpo e do sangue de Cristo na Ceia, recebem o corpo e o sangue de Cristo para a sua condenação (1Co 11.27,29-30; Hb 11.6).

Por causa disso, não devem participar da Sta Ceia aqueles que não podem examinar-se por causa de sua ignorância espiritual ou falta de instrução ou compreensão a respeito da Sta Ceia. Da mesma forma, não devem participar aqueles que vivem em pecado voluntário e não querem se arrepender nem abandoná-lo (1Co 11.28-29; 1Co 10.21; Mt 5.23-24; Rm 16.17).

Antes de participarmos da Ceia do Senhor, nós devemos nos examinar com muito cuidado (ver hinário p. 109 — anexo). Está preparado para a Sta Ceia todo aquele que está arrependido de seus pecados e quer receber, nesta Ceia, o corpo e o sangue de Jesus através do pão e do vinho a fim de obter o perdão dos seus pecados e o fortalecimento da sua fé (Sl 51.17; Mc 1.15; Mc 9.23-26; Jo 6.37).

Precisamos participar da Sta Ceia com frequência porque:

1) Jesus nos disse para que assim o fizéssemos;

2) renovamos a certeza de que todos os nosso pecados estão perdoados;

3) podemos obter paz e fortalecimento da fé;

4) a nossa comunhão com Cristo e com os irmãos na fé fica fortalecida;

5) assim testemunhamos continuamente a morte salvadora do Senhor, lembrando, desde já, com alegria, a grande CEIA CELESTIAL (1Co 11.25-26; Lc 22.19-20; Mt 11.28).

Faça sua pergunta.

 
 
 

Se preferir, entre em contato direto para pastorjarbas@gmail.com.

Pode ser mais rápido.

 

Lembre-se de dizer de onde você é para saber qual a Igreja Luterana mais próxima.

 

Pode ser também mensagem pelo facebook:

Perfil e Página.

Quer falar? Fale. Palavra é vida.

 

Rod. Antônio Daher, 1530, Bela Vista

Nova Venécia, ES

Email: pastorjarbas@pastorjarbas.org

Tel: +55 27 99757-1269

Palavra e vida.

Palavra é Vida.

© Copyright. Todos os direitos reservados.

Jarbas Hoffimann

 

Teólogo e Pastor da

Igreja Evangélica Luterana do Brasil

www.ielb.org.br