11 - Igreja

No começo aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas.

(Evangelho de João 1.1-4)

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim."

 

(Jesus Cristo em João 14.6)

Palavra e vida.

Palavra é Vida.

11 : A Igreja de Cristo

 

A Igreja de Cristo é o resultado da ação do Espírito Santo neste mundo. Ele é quem converte o pecador, dando-lhe a fé e o perdão e tornando-o mais um membro da Igreja. O Espírito Santo faz esta obra através dos Meios da Graça (Palavra de Deus e Sacramentos). Por isso, onde a Palavra de Deus não é anunciada ou conhecida e nem os Sacramentos são administrados, não pode existir ali a Igreja de Cristo (Rm 10.17).

A Igreja de Cristo é: santa, porque todos os seus membros são santos, isto é, Deus lhes perdoou todos os pecados e os santifica (Ef 5.25-27); invisível, porque somente Deus sabe quem faz parte da Igreja, pois somente ele pode olhar no coração do ser humano e ver se ali existe fé (2 Tm 2.19; Lc 17.20,21); única e universal, porque há somente uma Igreja de Cristo, cujos membros estão espalhados por todo o mundo e onde a Palavra de Deus é pregada e anunciada. Dela fazem parte todos os crentes (Rm 12.5).

O fundamento da Igreja é o próprio Cristo, isto é, a Igreja está baseada na obra redentora que Cristo efetuou na cruz. A Igreja é de Cristo, sendo ele o seu protetor e orientador (Ef 2.19-21; 1Co 3.11).

A Igreja de Cristo se manifesta neste mundo através das Congregações, onde o Evangelho é pregado e os Sacramentos são administrados. Dessa forma, a Igreja se torna visível. A Igreja visível é a totalidade dos que professam a fé cristã e se reúnem em torno da Palavra de Deus. Na Igreja visível, além dos cristãos verdadeiros, há os hipócritas, isto é, aqueles que se dizem cristãos mas que na realidade não o são.

A Igreja recebeu de Cristo o poder e a autoridade para pregar a Palavra de Deus, batizar, administrar a Santa Ceia e perdoar ou não perdoar os pecados. O poder de perdoar pecados é conhecido como o Ofício das Chaves, porque, através do perdão, o céu está aberto para aquele que se arrepende e fechado para aquele que não se arrepende de seus pecados (Mt 16.19; Jo 20.22-23; Mt 18.17-20).

O perdão e o amor de Deus devem ser anunciados a todos os que se arrependem e que pretendem desistir de seus pecados e crêem em Cristo como seu salvador. No entanto, se a pessoa não se arrepende, a Igreja anuncia que seus pecados não estão perdoados (Mc 16.16; Sl 32.2-5; At 3.19). A Igreja tem esta autoridade dada por Cristo, no entanto, este poder deve ser usado de acordo com a Palavra de Deus e não de modo arbitrário e injusto.

Jesus deu a autoridade de pregar a Palavra, de administrar os Sacramentos e de perdoar ou não os pecados à Igreja, isto é, ao conjunto dos cristãos. A Igreja, entretanto, escolhe do seu meio pessoas capazes para exercer esses poderes em nome dela. É o ofício do ministério público. Tais pessoas, que na Igreja Luterana são conhecidos como pastores, são aqueles que estudam e se preparam para poder bem exercer estas atividades que a Igreja (no caso, a Congregação) lhe confia. Também outros podem ser escolhidos pela congregação para auxiliar o seu pastor em outros ministérios e serviços: professores de escola dominical, diáconos, membros da diretoria, etc. (1Pe 2.9-10).

Faça sua pergunta.

 
 
 

Se preferir, entre em contato direto para pastorjarbas@gmail.com.

Pode ser mais rápido.

 

Lembre-se de dizer de onde você é para saber qual a Igreja Luterana mais próxima.

 

Pode ser também mensagem pelo facebook:

Perfil e Página.

Quer falar? Fale. Palavra é vida.

 

Rod. Antônio Daher, 1530, Bela Vista

Nova Venécia, ES

Email: pastorjarbas@pastorjarbas.org

Tel: +55 27 99757-1269

Palavra e vida.

Palavra é Vida.

© Copyright. Todos os direitos reservados.

Jarbas Hoffimann

 

Teólogo e Pastor da

Igreja Evangélica Luterana do Brasil

www.ielb.org.br