12 - Vida Cristã

No começo aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas.

(Evangelho de João 1.1-4)

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim."

 

(Jesus Cristo em João 14.6)

Palavra e vida.

Palavra é Vida.

12 : A vida devocional do cristão

 

A partir da fé em Jesus Cristo, o ser humano pecador recebe a oportunidade de relacionar-se com Deus, o Criador. Graças unicamente à salvação obtida por Cristo, o ser humano pode novamente viver em comunhão com o seu Deus. A vida do cristão, portanto, possui esta importante dimensão: o relacionamento com Deus. Este relacionamento pode ser chamado de vida devocional, ou seja, o cristão procura cultivar uma vida de devoção (=dedicação, piedade) a Deus, o seu Criador, Redentor e Santificador. A vida devocional é algo que brota espontaneamente no viver diário do filho de Deus, através da qual ele fortalece a sua comunhão e expressa o seu louvor ao seu maravilhoso e misericordioso Pai Celestial.

 

12.1. O culto público

 

É um verdadeiro privilégio estar na presença de Deus para adoração. Deus nos encoraja a nos aproximarmos dele para ouvirmos a sua palavra e louvá-lo com palavras e cânticos. Culto é fé em ação. No culto nós estamos pessoalmente envolvidos com Deus, ao mesmo tempo em que fortalecemos a nossa comunhão com os outros irmãos na fé. No culto, por meio da sua Palavra e da Santa Ceia, Deus nos prepara para que possamos enfrentar a vida como seus filhos (Lc 10.39-42; Sl 27.4; Rm 10.17; Hb 10.25).

 

12.2. Os estudos bíblicos e as devoções particulares

 

Os primeiros cristãos gostavam muito de ouvir as Escrituras, a Palavra de seu Deus. Nós faríamos bem em imitá-los. O tempo gasto em estudos bíblicos nos departamentos da comunidade ou em grupos pequenos de estudo da Bíblia para crescimento espiritual, encorajamento mútuo e comunhão resulta em muitos benefícios para o crente.

Nós também fazemos bem se temos devoções em família. Isto traz inúmeras bênçãos para o lar. Coisa muito triste é “deixar” Deus apenas na igreja, esquecendo-se dele em casa. A devoção familiar é algo que liga o nosso lar terreno com o lar celestial.

O estudo bíblico e a devoção, seja em particular, em família ou em grupo, é uma importante oportunidade para conhecermos melhor o nosso Deus e a sua vontade. Conhecendo melhor a Deus, nossa fé será fortalecida e nossa comunhão com Deus será cada vez mais aperfeiçoada (At 2.42; Cl 3.16; Lc 11.18; At 17.11).

 

12.3. A oração

 

A oração é um conversar com Deus. Pode ser com o coração apenas ou com o coração e os lábios. Através dela nós podemos compartilhar com Deus os nossos pensamentos, alegrias e tristezas, esperanças e decepções, e assim por diante (Sl 19.14; Sl 10.17).

As nossa orações devem ser dirigidas ao único e verdadeiro Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Orações dirigidas a qualquer outro são falsas e não são ouvidas. Nós podemos nos aproximar de Deus somente através de Cristo, o nosso Mediador e Salvador. É necessário haver firme confiança no poder de Deus para que possamos ser atendidos em nossas orações. É da vontade de Deus conceder-nos todas as bênçãos espirituais. Ao orarmos por bênçãos materiais, entretanto, acrescentamos “se for da tua vontade”. Estas decisões nós confiamos à bondade de Deus (Mt 4.10; Jo 16.23,24; Tg 1.6,7; Mt 6.7,8; 1Jo 5.14).

Faça sua pergunta.

 
 
 

Se preferir, entre em contato direto para pastorjarbas@gmail.com.

Pode ser mais rápido.

 

Lembre-se de dizer de onde você é para saber qual a Igreja Luterana mais próxima.

 

Pode ser também mensagem pelo facebook:

Perfil e Página.

Quer falar? Fale. Palavra é vida.

 

Rod. Antônio Daher, 1530, Bela Vista

Nova Venécia, ES

Email: pastorjarbas@pastorjarbas.org

Tel: +55 27 99757-1269

Palavra e vida.

Palavra é Vida.

© Copyright. Todos os direitos reservados.

Jarbas Hoffimann

 

Teólogo e Pastor da

Igreja Evangélica Luterana do Brasil

www.ielb.org.br