14 - Oração (Pai Nosso)

No começo aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas.

(Evangelho de João 1.1-4)

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim."

 

(Jesus Cristo em João 14.6)

Palavra e vida.

Palavra é Vida.

14 : A oração do Pai-Nosso — Mt 6.9-13

 

14.1. Pai-nosso, que estás nos céus

 

Aqui, Jesus nos ensina a chamarmos a Deus de “Pai”. A palavra “Pai” deve inspirar a nossa completa confiança em Deus. Pela fé em Jesus, nós somos feitos filhos de Deus, podemos confiar nele e falar com ele em oração. A palavra “nosso” nos ensina a nos vermos todos como irmãos, nos ensina que Deus quer a nossa comunhão. Como filhos de Deus, somos todos iguais perante ele.

 

14.2. Santificado seja o teu nome

 

Santificar quer dizer “fazer santo”. O nome de Deus já é santo por si mesmo. Quando fazemos esta oração, entretanto, pedimos que o nome de Deus seja santo entre nós, por meio da honra e glória que devotamos a ele, de nosso amor e da confiança que depositamos nele todos os dias. Nossa ação como cristãos é que vai fazer com que o nome de Deus seja santificado entre nós. Por isso pedimos a Deus que ele nos dê a capacidade de procedermos de acordo com a sua vontade.

 

14.3. Venha o teu reino

 

Aqui nós pedimos para que o Reino de Deus cresça em nossos corações, em nosso lar, em nossa igreja, em nosso país e em todo o mundo. O Reino de Deus vem por si mesmo, mas aqui pedimos que o Reino de Deus atue entre nós e junto a nós, de modo que sejamos participantes deste Reino. Pedimos aqui que a obra de Cristo — seu sacrifício a nosso favor — tome efeito entre nós por meio de uma vida cristã conforme a vontade de Deus.

 

14.4. Seja feita a tua vontade assim na terra como no céu

 

Pedimos aqui que Deus capacite a todos nós, por meio da fé, a que possamos cumprir a vontade de Deus em nossas vidas aqui na terra, assim como ela é cumprida perfeitamente no céu. A vontade de Deus em primeiro lugar é que todos os seres humanos sejam salvos por meio da fé em nosso Senhor Jesus Cristo.

 

14.5. O pão nosso de cada dia nos dá hoje

 

O pão nosso inclui tudo aquilo de que precisamos para sustentar o nosso corpo e a nossa vida, tudo o que torna as nossas vidas felizes e frutíferas. Aqui aprendemos que tudo o que somos e temos provém de Deus, tudo é um presente de sua mão graciosa.

 

14.6. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores

 

Aqui nós estamos pedindo o perdão de todos os pecados que cometemos diariamente e também estamos nos comprometendo a perdoar a todos aqueles que pecam contra nós. Tendo recebido o perdão completo e gratuito de Deus, nós somos compelidos pelo amor a perdoar também a todas as pessoas. (Mt 18.23-35)

 

14.7. E não nos deixes cair em tentação

 

Aqui nós oramos para que Deus nos guarde e preserve, de modo que o diabo, o mundo e o nosso próprio pecado não nos enganem, ou nos levem à descrença ou ao pecado. Queremos também lembrar que não devemos nos expor despropositadamente ao pecado.

 

14.8. Mas livra-nos do mal

 

Vivemos em um mundo pecaminoso, por isso o mal está sempre ao nosso redor. Aqui pedimos que Deus nos dê forças para podermos suportar os sofrimentos desta vida e que ele nos proteja, levando-nos a salvo para o lar eterno.

 

14.9. Pois teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre

 

Este é um grande final para uma grande oração. Nosso Pai é Deus Todo-poderoso. Ele pode e fará tudo o que prometeu. Nós estamos completamente seguros em suas mãos. Amém — Assim, seja, Senhor.

 

Faça sua pergunta.

 
 
 

Se preferir, entre em contato direto para pastorjarbas@gmail.com.

Pode ser mais rápido.

 

Lembre-se de dizer de onde você é para saber qual a Igreja Luterana mais próxima.

 

Pode ser também mensagem pelo facebook:

Perfil e Página.

Quer falar? Fale. Palavra é vida.

 

Rod. Antônio Daher, 1530, Bela Vista

Nova Venécia, ES

Email: pastorjarbas@pastorjarbas.org

Tel: +55 27 99757-1269

Palavra e vida.

Palavra é Vida.

© Copyright. Todos os direitos reservados.

Jarbas Hoffimann

 

Teólogo e Pastor da

Igreja Evangélica Luterana do Brasil

www.ielb.org.br