15 - Fim do mundo

No começo aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas.

(Evangelho de João 1.1-4)

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim."

 

(Jesus Cristo em João 14.6)

Palavra e vida.

Palavra é Vida.

15 : Os acontecimentos do fim do mundo

 

A Bíblia nos ensina claramente que este mundo no qual nós vivemos é passageiro. Quando Cristo voltar para julgar todas as pessoas, este mundo e tudo o que nele existe irá desaparecer e Deus fará um novo céu e uma nova terra. Antes disso, porém, os mortos irão ressuscitar e Cristo irá julgar os vivos e os mortos.

Cristo voltará a este mundo em poder e muita glória, acompanhado de todos os seus anjos, e será visto por todas as pessoas (Ap 1.7). Naquele dia, todos terão que reconhecer a soberania e a majestade divina de Jesus Cristo. O dia da volta de Cristo será súbito e inesperado. Ninguém, além de Deus, sabe quando será este dia e esta hora. Por isso, nós cristãos devemos estar sempre preparados para a volta de Cristo a qualquer momento (At 1.11; At 17.31; 2Tm 3.1-4). Parece que antes da volta de Jesus acontecerão tempos difíceis, o que, entretanto, não nos autoriza a fazer quaisquer previsões.

Outra grande verdade ensinada pela Escritura é a futura ressurreição de todos os mortos. Esta ressurreição (volta à vida) acontecerá no dia da volta de Cristo, quando os mortos ouvirão a voz de Jesus e sairão dos seus túmulos. Todos ressuscitarão com corpos diferentes, corpos não mais sujeitos às limitações de tempo e espaço, corpos imortais. Serão corpos que permanecerão eternamente inalterados. Aqueles que creram em Jesus durante a sua vida, ressuscitarão para se encontrar com Jesus e viver junto com ele, para sempre, na glória e felicidade eternas. Aqueles que estiverem vivos quando Jesus voltar terão seus corpos transformados, para serem iguais àqueles que ressuscitarão (Jo 5.28-29; 1Ts 4.13-18).

Todos os seres humanos, então, vivos e mortos, estarão diante de Jesus para serem julgados por ele. Cristo irá julgar as pessoas de acordo com um só critério: a fé em Jesus como seu Salvador pessoal. Cristo irá analisar a fé de cada um e as boas obras que surgiram desta fé. A pessoa que, durante a sua vida terrena, aceitou a Jesus como o seu Salvador e que vivenciou esta fé, irá receber a confirmação daquilo que ela já sabia durante a sua vida: que estará eternamente salva e que receberá a “coroa da vida eterna”. No entanto, a pessoa que durante a sua vida terrena não confiou em Cristo como o seu Salvador, ou mesmo que o desprezou durante todo esse tempo, receberá a confirmação de sua eterna condenação, ou seja, irá sofrer eternamente, condenada a viver para sempre distante da graça de Deus (Mc 16.16).

Haverá um novo céu e uma nova terra, tão maravilhosos como os que Deus criou e antes que o pecado dos seres humanos estragasse tudo. Os crentes salvos estarão satisfeitos, perfeitamente felizes, livres de todo o pecado e de todas as tristezas deste mundo. Viveremos de um modo diferente, em alegria e glória que não podem ser descritas por palavras humanas. No céu, o crente verá a Deus face a face e poderá, eternamente, usufruir da sua presença maravilhosa (Ap 21.1-7).

Em vista destas realidades, nós precisamos estar certos de que cremos realmente em Jesus como nosso Salvador e precisamos colaborar para a evangelização do mundo, para que muito mais pessoas possam receber a salvação e não o sofrimento eterno. Feito isso, podemos aguardar com alegria a volta do nosso Senhor.

Faça sua pergunta.

 
 
 

Se preferir, entre em contato direto para pastorjarbas@gmail.com.

Pode ser mais rápido.

 

Lembre-se de dizer de onde você é para saber qual a Igreja Luterana mais próxima.

 

Pode ser também mensagem pelo facebook:

Perfil e Página.

Quer falar? Fale. Palavra é vida.

 

Rod. Antônio Daher, 1530, Bela Vista

Nova Venécia, ES

Email: pastorjarbas@pastorjarbas.org

Tel: +55 27 99757-1269

Palavra e vida.

Palavra é Vida.

© Copyright. Todos os direitos reservados.

Jarbas Hoffimann

 

Teólogo e Pastor da

Igreja Evangélica Luterana do Brasil

www.ielb.org.br