16 - Credo apostólico - fé

No começo aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas.

(Evangelho de João 1.1-4)

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim."

 

(Jesus Cristo em João 14.6)

Palavra e vida.

Palavra é Vida.

16 : O credo apostólico

 

16.1. Primeiro Artigo: DA CRIAÇÃO

 

“Creio em Deus Pai Todo-poderoso, criador do céu e da terra”

 

O que significa isto?

 

Creio que Deus me criou a mim e a todas as criaturas. Ele me deu o corpo e a vida, a inteligência e todos os sentidos, e ainda os conserva. Além disso, Deus me dá roupas, calçado, comida, bebida, casa e lar, e todos os bens. Diariamente ele me dá o necessário para o corpo e a vida, protege-me contra todos os perigos e me guarda de todo o mal. E tudo isso Deus faz unicamente por sua paterna e divina bondade, sem eu merecer nada. Por tudo isso eu devo dar graças e louvor a Deus, servi-lo e obedecer-lhe.

 

16.2. Segundo Artigo: DA SALVAÇÃO

 

“Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu ao inferno, no terceiro dia ressuscitou dos mortos, subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.”

 

O que significa isto?

 

Creio que Jesus Cristo é verdadeiro Deus, gerado do Pai desde a eternidade, e também verdadeiro homem, nascido da virgem Maria. Ele é meu Senhor porque salvou a mim, pessoa perdida e condenada, me resgatou de todos os pecados, da morte e do poder do diabo. Ele não fez isso com ouro e prata, mas com seu santo e precioso sangue e seu inocente sofrimento e morte. E Jesus fez isso para que eu lhe pertença e o sirva em eterna justiça, inocência e bem-aventurança. E assim como ele ressuscitou dos mortos, ele vive e reina eternamente.

 

16.3. Terceiro Artigo: DA SANTIFICAÇÃO

 

“Creio no Espírito Santo, na santa igreja cristã, a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém”

 

O que significa isto?

 

Creio que por minha própria razão ou força não posso crer em Jesus, meu Senhor, nem vir a ele. Mas creio que o Espírito Santo me chamou pelo Evangelho, me iluminou com os seus dons, me santificou e me conservou na verdadeira fé. Assim também congrega, ilumina e santifica toda a cristandade na terra, e em Jesus Cristo a conserva na verdadeira e única fé. Nesta cristandade ele perdoa a mim e a todos os crentes diária e abundantemente todos os pecados. E no último dia, ele me ressuscitará a mim e a todos os mortos e me dará a mim e todos os crentes em Cristo a vida eterna.

 

“Amém”: Assim seja, ó Senhor. Isto é certamente verdade.

 

Faça sua pergunta.

 
 
 

Se preferir, entre em contato direto para pastorjarbas@gmail.com.

Pode ser mais rápido.

 

Lembre-se de dizer de onde você é para saber qual a Igreja Luterana mais próxima.

 

Pode ser também mensagem pelo facebook:

Perfil e Página.

Quer falar? Fale. Palavra é vida.

 

Rod. Antônio Daher, 1530, Bela Vista

Nova Venécia, ES

Email: pastorjarbas@pastorjarbas.org

Tel: +55 27 99757-1269

Palavra e vida.

Palavra é Vida.

© Copyright. Todos os direitos reservados.

Jarbas Hoffimann

 

Teólogo e Pastor da

Igreja Evangélica Luterana do Brasil

www.ielb.org.br