1 - Bíblia, a Palavra de Deus

No começo aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas.

(Evangelho de João 1.1-4)

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim."

 

(Jesus Cristo em João 14.6)

Palavra e vida.

Palavra é Vida.

1: Bíblia, a Palavra de Deus

 

1.1. O que é a Bíblia?

 

A palavra “bíblia” vem da língua grega e significa um conjunto de livros. Ela é um conjunto de 66 livros, escritos por vários escritores diferentes. No entanto, apesar de ela ter sido escrita por pessoas, Deus é o autor de toda a Escritura Sagrada.

A Bíblia foi inspirada por Deus, e por isso contém os ensinamentos verdadeiros sobre ele e sobre o mundo. Por causa disso, ela é a única fonte, regra e norma verdadeiras para todos os ensinos da Igreja. Na Bíblia deve se fundamentar tudo aquilo que nós cremos em nossa fé.

A Bíblia comprova a sua própria inspiração divina, em vários versículos. Confira abaixo.

 

2Pe 1.20-21; 2Tm 3.16; 1Co 2.13; Jo 5.39; 1Ts 2.13; Hb 4.12; Jo 10.35.

 

1.2. As divisões da Bíblia

 

A Bíblia possui duas grandes divisões: o Antigo e o Novo Testamento. A palavra “Testamento” significa “aliança” ou “acordo”.

O Antigo Testamento foi escrito (original hebraico/aramaico) por profetas, sacerdotes e reis do povo de Israel, o povo escolhido por Deus. Ele começou a ser escrito por volta de 1.500 anos antes do nascimento de Cristo e foi concluído cerca de 400 anos antes de nossa era cristã.

Ao todo o Antigo Testamento possui 39 livros. Ele inicia com a história da origem do Universo e do ser humano e depois passa a contar a história do povo de Deus. Em todos os livros há um assunto principal: a promessa de Deus em salvar a humanidade por meio de Jesus Cristo.

O NOVO TESTAMENTO foi escrito (original grego) por evangelistas e apóstolos da igreja cristã primitiva. Ele foi escrito durante o primeiro século após o nascimento de Cristo.

O Novo Testamento possui ao todo 27 livros. O assunto principal de todos eles é o cumprimento da promessa de Deus, isto é, a salvação realizada por Jesus Cristo.

 

1.3. O propósito da Bíblia

 

A Bíblia é a Palavra de Deus dirigida a nós, seres humanos. Ela é o testemunho do amor de Deus, revelado na pessoa e obra de Jesus Cristo. Somente através dela podemos saber que estamos salvos por meio da fé. Ela nos mostra a nossa realidade pecadora e a necessidade de crer em Jesus Cristo. Além disso, por meio da Bíblia podemos conhecer a vontade de Deus, isto é, aquilo que Deus deseja para a vida de todos nós. Desse modo, a Bíblia, além de nos mostrar onde está a salvação, ainda nos ensina como devemos viver neste mundo conforme a vontade de Deus.

 

1.4. Uso da Bíblia

 

A Bíblia é a luz que deve iluminar o caminho da igreja e a vida de cada cristão. Ela deve ocupar um lugar especial em nossas vidas, pois Deus nos está falando através dela. A Bíblia não deve ser guardada como se fosse um amuleto, pois isto não adianta nada. Pelo contrário, ela deve ser lida, estudada e refletida, para que o cristão possa viver em comunhão com Deus.

 

Faça sua pergunta.

 
 
 

Se preferir, entre em contato direto para pastorjarbas@gmail.com.

Pode ser mais rápido.

 

Lembre-se de dizer de onde você é para saber qual a Igreja Luterana mais próxima.

 

Pode ser também mensagem pelo facebook:

Perfil e Página.

Quer falar? Fale. Palavra é vida.

 

Rod. Antônio Daher, 1530, Bela Vista

Nova Venécia, ES

Email: pastorjarbas@pastorjarbas.org

Tel: +55 27 99757-1269

Palavra e vida.

Palavra é Vida.

© Copyright. Todos os direitos reservados.

Jarbas Hoffimann

 

Teólogo e Pastor da

Igreja Evangélica Luterana do Brasil

www.ielb.org.br