2 - Deus Triúno

No começo aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas.

(Evangelho de João 1.1-4)

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim."

 

(Jesus Cristo em João 14.6)

Palavra e vida.

Palavra é Vida.

2 : O nosso Deus Triúno

 

2.1. A existência de Deus.

 

Uma das principais características da humanidade é a adoração de deuses. Durante toda a história da humanidade, povos criaram e adoraram diversos tipos de deuses diferentes. Na verdade, todo ser humano tem o seu deus, apesar de muitos não seguirem nenhuma religião. O ser humano cria deuses e religiões porque no fundo sabe que existe algo superior a ele no universo. Este conhecimento natural é característico de todo ser humano. O ser humano sabe que existe um Deus por causa da existência do universo e do próprio ser humano. Quando apreciamos o universo e toda a sua beleza, o ser humano e todas as suas complexidades, chegamos à conclusão de que existe um Ser Superior que deve ter criado tudo isto. Está claro que, por detrás da criação, existe um Criador, responsável também pela nossa existência. Não é lógico afirmar que o universo surgiu do nada ou do acaso. Portanto, através das coisas que existem o ser humano sabe que existe um Deus.

Também pela consciência nós sabemos que Deus existe. A consciência é aquela voz interior que nos faz questionar a nossa origem e o nosso destino. Além disso, a nossa consciência nos diz que algum dia nós iremos prestar contas daquilo que fizemos em nossas vidas. Esta consciência nos alerta sobre a existência de Deus e nos faz procurar este Deus.

Este conhecimento natural de Deus, pela criação e pela consciência, entretanto, é imperfeito e incompleto. Não é possível conhecer a Deus perfeitamente através dele. Aqui está a origem de milhares de deuses que existem no mundo. O ser humano sabe que existe um Deus, mas não o conhece, e por isso cria o seu deus conforme as suas idéias e desejos.

 

2.2. O conhecimento revelado de Deus.

 

O ser humano não pode conhecer a Deus perfeitamente através de suas forças. Por isso, graciosamente, o próprio Deus se revelou a nós. Esta revelação se deu na pessoa e obra de Jesus Cristo. Jesus Cristo é o próprio Deus que se tornou homem e veio ao mundo para nos mostrar quem é Deus. Nós, que vivemos no século XX, não vemos Jesus frente à frente, mas temos a Bíblia, que é o testemunho sobre Jesus Cristo. Por meio deste testemunho escrito nós podemos conhecer o verdadeiro Deus. A Bíblia nos diz que há um só Deus (1Co 8.4); que ele é santo (Lv 19.2; Sl 5.4), que ele tudo sabe (1Jo 3.20); que ele tudo pode (Lc 1.37); que ele está em toda parte (Sl 139.7-10). Além disso, ela nos diz que Deus é sábio, justo, bondoso, gracioso, misericordioso e, na sua essência, é AMOR (1 Jo 4.8).

Também na Bíblia aprendemos que o Deus verdadeiro é o Deus Triúno, que, apesar de ser apenas UM Deus, se revela em três pessoas distintas e diferentes: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Mt 28.19; 2Co 13.13). O Pai é verdadeiro Deus, o Filho é verdadeiro Deus e o Espírito Santo é verdadeiro Deus. As três pessoas são iguais em poder e majestade, mas são UM só Deus. O nosso Deus é um Deus muito maravilhoso para podermos entendê-lo com nossa inteligência. Não podemos entender a Trindade, mas a aceitamos e cremos pela fé. A este Deus nós queremos servir.

Faça sua pergunta.

 
 
 

Se preferir, entre em contato direto para pastorjarbas@gmail.com.

Pode ser mais rápido.

 

Lembre-se de dizer de onde você é para saber qual a Igreja Luterana mais próxima.

 

Pode ser também mensagem pelo facebook:

Perfil e Página.

Quer falar? Fale. Palavra é vida.

 

Rod. Antônio Daher, 1530, Bela Vista

Nova Venécia, ES

Email: pastorjarbas@pastorjarbas.org

Tel: +55 27 99757-1269

Palavra e vida.

Palavra é Vida.

© Copyright. Todos os direitos reservados.

Jarbas Hoffimann

 

Teólogo e Pastor da

Igreja Evangélica Luterana do Brasil

www.ielb.org.br