3 - Deus Pai

No começo aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas.

(Evangelho de João 1.1-4)

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim."

 

(Jesus Cristo em João 14.6)

Palavra e vida.

Palavra é Vida.

3 : Deus Pai, o Criador

 

No mundo existem muitas hipóteses que tentam explicar a origem do universo e do ser humano. No entanto, todas estas são teorias humanas, e, portanto, falhas e imperfeitas. A Bíblia, porém, não traz nenhuma teoria sobre a origem das coisas. Ela apenas afirma que o Deus Todo-poderoso criou tudo o que existe e, desse modo, dá a resposta definitiva sobre a origem do universo e do ser humano.

 

3.1. Deus-Pai criou o universo

 

Ler Gênesis cap. 1 e cap. 2.

 

Antes do princípio não havia nada, nem tempo nem espaço, nem alguma matéria. Apenas Deus existia, pois ele é infinito e eterno. Deus, portanto, criou o universo do nada. Aquilo que não existia passou a ter existência a partir da criação divina (Hb 11.3).

Através da sua Palavra poderosa Deus criou o universo e este passou a existir (Sl 33.6,9). Deus criou o universo de um modo ordenado e perfeito. Ao concluir a criação Deus viu que “tudo era bom” (Gn 1.31), ou seja, tudo era perfeito assim como o Criador o é.

Por último, Deus criou o ser humano. Este foi criado de um modo especial, a fim de que fosse a “coroa da criação”. A Bíblia mostra que o ser humano foi a principal e a mais excelente de toda as criaturas. Deus criou o ser humano conforme a sua imagem e semelhança (Gn 1.26). Esta semelhança não é física, mas espiritual. O ser humano, diferentemente das outras criaturas, possui uma alma racional. Além disso, ele possui uma consciência moral que lhe diz que há um Deus e que este Deus possui uma lei. Ao homem também foi confiada a administração da criação como administrador das coisas de Deus.

Criado à semelhança de Deus, o homem não pode viver de modo feliz e verdadeiro longe do seu Criador. Por ser criatura, o ser humano só é completo quando está em comunhão com o seu Criador.

 

3.2. Deus-Pai preserva o universo

 

Deus não se retirou após a criação, senão tudo o que foi criado deixaria de existir. O universo está ligado e na dependência de Deus, existindo por causa da providência divina. Deus preserva o universo (Sl 36.6; Sl 145.15; Mt 5.45).

Deus sustenta o mundo e as criaturas através dos próprios meios que existem entre nós. Deus é quem nos dá o sustento, mas nós precisamos trabalhar, usar os meios que Deus nos dá, para consegui-lo. Nós fazemos uso do que encontramos na natureza. Deste modo, toda a criação “trabalha em conjunto”, uns suprindo as necessidades dos outros (Gn 1.29; Gn 9.3; Sl 104.14,15; Sl 145.15-16). Nada no mundo funciona independentemente de Deus. Todos os meios para o nosso sustento, todas as leis da natureza, tudo o que conserva a vida estão sob o poder e o governo de Deus, e dele dependem necessariamente.

Por isso nós cremos que Deus nos criou e que ele nos dá o sustento diariamente, para que possamos viver neste mundo. Esta fé nos ensina e nos mostra a nossa dependência total de Deus. Desse modo, devemos nos humilhar perante ele e sermos gratos pela sua bondade, pela qual nos sustenta e nos conserva em vida.

 

 

Faça sua pergunta.

 
 
 

Se preferir, entre em contato direto para pastorjarbas@gmail.com.

Pode ser mais rápido.

 

Lembre-se de dizer de onde você é para saber qual a Igreja Luterana mais próxima.

 

Pode ser também mensagem pelo facebook:

Perfil e Página.

Quer falar? Fale. Palavra é vida.

 

Rod. Antônio Daher, 1530, Bela Vista

Nova Venécia, ES

Email: pastorjarbas@pastorjarbas.org

Tel: +55 27 99757-1269

Palavra e vida.

Palavra é Vida.

© Copyright. Todos os direitos reservados.

Jarbas Hoffimann

 

Teólogo e Pastor da

Igreja Evangélica Luterana do Brasil

www.ielb.org.br