5 - Deus Espírito Santo

No começo aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas.

(Evangelho de João 1.1-4)

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim."

 

(Jesus Cristo em João 14.6)

Palavra e vida.

Palavra é Vida.

5 : Deus Espírito Santo, o Santificador

 

O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). Ele é verdadeiro Deus assim como o Pai e o Filho o são. Sendo verdadeiro Deus, o Espírito Santo é igual ao Pai e ao Filho em todos os atributos e todas as qualidades divinas (At 5.3-4; 1Co 3.16).

O Espírito Santo é distinto do Pai e do Filho, sendo uma pessoa das três que formam a Trindade Divina. Em Jo 14.16, Cristo faz clara distinção entre ele (o Filho), o Pai e o Consolador (o Espírito Santo).

A Bíblia nos ensina que o Espírito Santo procede do Pai e do Filho desde a eternidade. Ele procede do Pai e é enviado pelo Filho (Jo 15.26). Tal verdade bíblica não pode ser entendida ou explicada pela nossa razão. Nós apenas cremos naquilo que a Palavra de Deus ensina.

É o Espírito Santo quem faz com que o ser humano pecador receba a salvação e o perdão dos seus pecados que Cristo obteve através da sua morte e ressurreição. Cristo obteve para todos nós o perdão e, agora, o Espírito Santo age para que todos nós recebamos este benefício. Em outras palavras, o Espírito Santo converte o ser humano, ou seja, faz com que ele se arrependa de seus pecados, confie em Cristo e busque nele o perdão.

O ser humano não pode crer em Cristo por sua própria razão ou força. O ser humano está completamente preso em sua condição de pecador e, por isso, não tem condições de arrepender-se de seus pecados e crer em Cristo por si próprio (1Co 2.14).

Somente o Espírito Santo pode fazer com que um ser humano pecador e decaído possa crer em Cristo e, assim, receber o perdão dos seus pecados e a vida eterna. Deus, movido pela sua graça e misericórdia, nos salvou por meio da morte e ressurreição de Cristo. Mas, também, movido por esta graça, Deus nos faz crer no Salvador e receber as bênçãos desta salvação (Rm 10.17; 1Co 12.3; Jo 6.44; Fp 1.29; 1Co 2.4-5).

O Espírito Santo age, efetua a sua obra, através dos Meios da Graça, que são: a Palavra (a Bíblia), a Santa Ceia e o Batismo.

Deus Espírito Santo não somente nos faz receber o perdão obtido por Cristo (justificação), como também nos capacita a viver o máximo possível de acordo com a vontade de Deus (santificação).

A santificação é a renovação do coração do pecador. Esta renovação traz mudanças em toda a vida do crente, pois a partir dela o crente inicia uma vida de luta contra o pecado e contra os maus desejos de sua natureza pecaminosa. A partir da fé em Cristo, o ser humano passa a ser filho de Deus e, por causa disto, é orientado para viver uma vida agradável aos olhos de Deus (1 Jo 4.19; Rm 8.5; 2Co 5.17; Gl 5.24; Ef 4.22; 1Pe 4.2).

Esta mudança no coração proporcionada pela fé em Jesus é manifestada através de atos de amor (boas obras) que surgem na vida do crente. As boas obras são conseqüência da fé em Jesus. Elas não salvam a pessoa de seus pecados. Elas são apenas amostras de que a pessoa já está salva, pois revelam a presença da fé em Jesus Cristo (Fp 2.13; Gl 5.22-23; Jo 15.5; Tg 2.26; Gl 2.19-20).

Faça sua pergunta.

 
 
 

Se preferir, entre em contato direto para pastorjarbas@gmail.com.

Pode ser mais rápido.

 

Lembre-se de dizer de onde você é para saber qual a Igreja Luterana mais próxima.

 

Pode ser também mensagem pelo facebook:

Perfil e Página.

Quer falar? Fale. Palavra é vida.

 

Rod. Antônio Daher, 1530, Bela Vista

Nova Venécia, ES

Email: pastorjarbas@pastorjarbas.org

Tel: +55 27 99757-1269

Palavra e vida.

Palavra é Vida.

© Copyright. Todos os direitos reservados.

Jarbas Hoffimann

 

Teólogo e Pastor da

Igreja Evangélica Luterana do Brasil

www.ielb.org.br