9 - Batismo

No começo aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas.

(Evangelho de João 1.1-4)

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim."

 

(Jesus Cristo em João 14.6)

Palavra e vida.

Palavra é Vida.

9 : O sacramento do Batismo

 

O batismo, assim como a Santa Ceia, é um Sacramento. Sacramento é um ato sagrado, ordenado por Deus e no qual ele, mediante certos meios externos, ligados com a sua Palavra, oferece a nós a salvação obtida por Cristo.

O batismo foi instituído por Cristo para ser administrado na igreja até o fim dos tempos. Em Mt 28.18-20, vemos que Jesus ordenou aos seus discípulos que batizassem. O direito e o dever de batizar foram dados a toda a igreja, mas o batismo é administrado normalmente pelo pastor, que é o ministro público da congregação que o chamou. Ele faz isso em nome da congregação. Em casos urgentes, entretanto, qualquer cristão pode batizar.

A palavra “batizar” significa aplicar água em alguém, não importando como: aspersão, imersão, etc. O sacramento do batismo é a aplicação da água juntamente com as palavras de Jesus: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28.19). O batismo não é simplesmente água, mas é a água ligada à Palavra de Deus, conforme a ordem de Jesus. É a Palavra de Deus que faz com que o batismo seja eficaz (Ef 5.26).

Pelo batismo, Deus faz com que nós recebamos a salvação obtida por Cristo. Através dele Deus faz nascer em nós a fé em Cristo, nossos pecados são perdoados e Deus nos adota como filhos. O batismo, portanto, é a entrada para a família de Deus. É o restabelecimento da comunhão e da união com Deus que foram perdidos por causa do pecado (Gl 3.26,27; At 2.38; At 22.16; Mc 16.16).

O batismo é o nosso segundo nascimento. Quando somos batizados, nascemos para Deus e para o seu Reino. Em Jo 3.5 Jesus declara: “Eu afirmo que ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. O homem nasce fisicamente de pais humanos, mas nasce espiritualmente do Espírito de Deus”. Este novo nascimento de que fala Jesus é aquele que acontece através do batismo, quando o Espírito Santo coloca a fé no coração do ser humano. Este novo nascimento nos torna filhos de Deus e nos faz viver uma vida com Deus e para Deus (Gl 2.20; 2 Co 5.17).

A ordem de Jesus em Mt 28.19 inclui todas as pessoas, homens, mulheres e crianças. Os adultos que crêem em Jesus são primeiro instruídos e depois batizados. Para estes o batismo não significa conversão — pois já foram convertidos pela Palavra —; neste caso o batismo lhes confirma a graça de Deus e fortalece a sua fé.

As crianças, diferentemente, são transformadas em discípulos de Cristo por meio do batismo. Depois, à medida que vão crescendo, são instruídas na Palavra de Deus. Existem três motivos fortes para que as crianças sejam batizadas: 1) elas estão incluídas quando Jesus fala em “todas as nações” (Mt 28.19); 2) Cristo promete às crianças o Reino de Deus (Lc 18.15-17) e, para entrarem no Reino de Deus, é necessário que nasçam da água e do Espírito (Jo 3.5-6); 3) as crianças nascem em pecado e, portanto, necessitam deste maravilhoso meio pelo qual Deus coloca a fé em nossos corações e perdoa os pecados. Para o batizado continuar na família de Deus, é necessário que permaneça firme na fé através do uso dos meios da graça, Palavra e Santa Ceia.

Faça sua pergunta.

 
 
 

Se preferir, entre em contato direto para pastorjarbas@gmail.com.

Pode ser mais rápido.

 

Lembre-se de dizer de onde você é para saber qual a Igreja Luterana mais próxima.

 

Pode ser também mensagem pelo facebook:

Perfil e Página.

Quer falar? Fale. Palavra é vida.

 

Rod. Antônio Daher, 1530, Bela Vista

Nova Venécia, ES

Email: pastorjarbas@pastorjarbas.org

Tel: +55 27 99757-1269

Palavra e vida.

Palavra é Vida.

© Copyright. Todos os direitos reservados.

Jarbas Hoffimann

 

Teólogo e Pastor da

Igreja Evangélica Luterana do Brasil

www.ielb.org.br